sexta-feira, 10 de maio de 2019

Mestre Newton - farolas heleno pinhal


Encontrei um berlinde ainda há pouco. Foi quando uma nuvem grande, do tamanho de uma casa, tapou o sol. Olhei para o chão e lá estava ele. De repente, começou a perguntar:
- Não viste por aí um miúdo como tu? Comprou-me e perdeu-me por aqui.
Fiquei muito admirado. Como foi possível abandonar uma bolinha tão bonita?
- Dás-me um pontapé para mudar de sítio – disse o berlinde - estou farto desta paisagem e a inclinação não ajuda ao deslocamento. O ângulo que faz não dá para aplicar a primeira lei do Newton, percebeste?
Eu não entendi, mas também não abanei a cabeça afirmativamente. Ele continuou a dissertar enquanto eu o pontapeava:
- Não percebeste? – ainda ouvi enquanto ele rolava para bem longe - A primeira lei de Newton diz que a força é igual à massa vezes a aceleração, logo quando a um objecto é aplicada uma força ele …

Sem comentários:

Enviar um comentário