sexta-feira, 10 de maio de 2019

Pitágoras - farolas heleno pinhal


Ia eu a andar
no meio do bosque a pensar
e vi um desenho estranho
feito de um produto tacanho.

Um abelhudo que ali estava
olhava-me enquanto eu passava.
Parei e perguntei:
- Aquilo é chocolate
ou digo algum disparate?

Ele respondeu com ar intelectual
como se eu perguntasse algo de mal:
“Pitágoras disse um dia aos seus netos,
o quadrado da hipotenusa
é à soma do quadrado dos catetos.”
Eu não entendi
mas também não desisti.

Ele continuou com simpatia
olhando-me com supremacia:

“O triângulo que vês
e os quadrados que são três
formam uma linda coincidência
descoberta com muita inteligência.
A área do primeiro
é igual à soma do segundo com o terceiro.
É por isso que em Siracusa
alguém disse um dia aos seus netos
o quadrado da hipotenusa
é igual à soma do quadrado dos catetos.”

O abelhudo parecia que sabia
de memória o que dizia,
mas eu estava atrasado
e achei aquilo muito complicado.



Sem comentários:

Enviar um comentário